Catolicismo

Uma vida dedicada à missão pastoral

Dom Carlos Rômulo se transfere no fim de maio para o município; em outubro, assume como bispo diocesano

Paulo Rossi -

Atualizada âs 18h59

O papa Francisco nomeou o padre Carlos Romulo Gonçalves e Silva, atual vigário geral da Arquidiocese de Pelotas, como bispo coadjutor de Dom Paulo de Conto, na Diocese de Montenegro (Região Metropolitana, a 312 quilômetros de Pelotas). O comunicado oficial foi emitido pela Santa Sé e pela Nunciatura Apostólica no Brasil nesta quarta-feira (22).

O clérigo deve se transferir para Montenegro no início de junho para colaborar no governo pastoral do município. Em outubro, com a renúncia de dom Paulo de Conto - em função de seu 75º aniversário, conforme orienta o Código de Direito Canônico -, o padre então assumirá como bispo diocesano de Montenegro.

O novo desafio é motivo de alegria - para ele e também para os que o cercam. "Fiquei surpreso, essa é uma grande missão. Pretendo me dedicar de corpo e alma para ajudar os padres, os leigos e a igreja", afirma.

Quem é
O padre Carlos Romulo Gonçalves e Silva nasceu no dia 24 de janeiro de 1969 em Piratini. Estudou o Ensino Médio, 2º Grau à época, no Seminário São Francisco de Paula, em Pelotas, Filosofia na UCPel e Teologia no Instituto de Teologia Paulo VI (UCPel). Complementou seus estudos em curso em âmbito de mestrado em Teologia Espiritual no Instituto de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Foi ordenado sacerdote em 1994, em Piratini. Na Arquidiocese de Pelotas atuou como assistente do Seminário Menor, assistente do Propedêutico e assistente da Filosofia, vigário paroquial, pároco e reitor do Seminário, coordenador das Missões Populares e do Serviço de Animação Vocacional e, atualmente, é vigário geral, responsável pela Pastoral no Colegiado e coordenador do Curso de Teologia (UCPel) e da Escola Diaconal Arquidiocesana.

Trecho de saudação enviada pelo padre Carlos Romulo à Arquidiocese de Pelotas:
"Gratidão, porque aqui recebi tudo: a vida, o dom da fé, o chamado do Senhor, a graça de ser formado no Caminho do Senhor e de ser revestido do ministério sacerdotal e de viver com alegria esse ministério entre todos vós. [...] Tenho certeza que a generosidade é fonte de ricas bênçãos. Nossa Igreja Particular de Pelotas sempre que foi chamada a dar do seu pouco, sempre recebeu muito mais. Tenho certeza que também nesta hora seremos enriquecidos com muitas graças e muitas vocações. Por isso, minha súplica é para que, decididamente oremos e trabalhemos pelas vocações."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

TJ-RS derruba recurso da defesa e réus serão julgados por um Tribunal do Júri Anterior

TJ-RS derruba recurso da defesa e réus serão julgados por um Tribunal do Júri

Revista Forbes destaca papel de advogada pelotense no mercado de trabalho Próximo

Revista Forbes destaca papel de advogada pelotense no mercado de trabalho

Deixe seu comentário